CLUBE DE ORATÓRA E LIDERANÇA

APRENDIZADO DIVERTIDO!


Frio na barriga? Taquicardia? Branco? Mãos trêmulas? Vontade de sumir? Vícios de linguagem? Tem cargo de Chefia mas não tem Liderança? Idéias desconexas, sem ordenação? Nunca aprendeu nada sobre Inteligência Emocinal? Gagueira? Suor? Ouvintes não te dão atenção? Falta de ar? Ninguém te segue?


Não se preocupe mais! Todos um dia já estiveram no nível que hoje você se encontra em comunicação e liderança. Nosso ambiente é amistoso e de inter-ajuda. O ritmo do programa é dado por você mesmo, o que lhe permite ganhar confiança em cada projeto de comunicação. E vai adorar os aplausos após cada mini-workshop! Avaliações construtivas são a base do nosso programa Clube de Oratória e Liderança JCI. A cada vez que você fizer um discurso preparado, um Facilitador de Aprendizagem apontará os pontos fortes e fornecerá sugestões de melhoria. No principio obterá aplausos pelo seu esforço, depois obterá aplausos pelas suas capacidades.


Nossa organização sem fins lucrativos oferece uma comprovada maneira de praticar as habilidades de comunicação e liderança de uma forma muito agradável. Veja como funciona:


O Clube de Oratória e Liderança JCI é um modelo de aprendizado continuado, através de mini-workshops semanais no qual os participantes aprimoraram suas habilidades de comunicação e liderança numa atmosfera amigável. Um grupo típico entre 15 a 25 membros que se reúnem semanalmente para a prática de técnicas de falar em público. O encontro dura em média entre 90 a 120 minutos.


Membros aprendem as habilidades de comunicação através de um programa continuado e programado, respeitando-se sempre o seu próprio ritmo projetado para incutir um fundamento básico para falar em público. Os participantes aprendem habilidades relacionadas ao uso do humor, gestos, contato visual, a organização da fala e de entrega de conteúdo relevante.


Nos encontros não há nenhum instrutor, mas sim Facilitadores de Aprendizagem formados pelo próprio programa de Capacitação JCI (JCI UNIVERSITY http://www.jci.cc/university/en/aboutjcitraining ). Juntamente com isto, os membros avaliam as apresentações dos outros integrantes outras através de formulários próprios, aprendendo assim outra grande ferramenta de liderança e comunicação: o Feedback.


Este processo de feedback é parte fundamental do sucesso do programa. Os participantes da reunião também dão palestras previamente preparadas e de improviso sobre temas atribuídos com antecedência ou não, realizam e coordenam reuniões, atuam como responsáveis em várias funções de liderança e aprender as regras relacionadas ao tempo, a gramática e ao processo parlamentar (Regras de Robert).


POR QUE PARTICIPAR?
Pesquisa após pesquisa mostram que as habilidades de comunicação são cruciais para o sucesso na carreira. Muitas pessoas pagam altas taxas para seminários para ganhar a habilidade e a confiança necessárias para enfrentar uma platéia. O CLUBE DE ORATÓRIA E LIDERANÇA JCI fornece uma opção que dará continuidade a todos os cursos de oratória de Curitiba de 08 a 15 horas de duração.


A JCI tem cerca de 100 anos de existência, dos quais, mais de 50 anos no Brasil e oferece uma comprovada maneira de praticar e aprimorar habilidades de comunicação e liderança, num ambiente super agradável.


Ao aprender a efetivamente a formular, expressar e vender suas idéias aos outros, você abre um novo mundo de possibilidades de carreira. Você será mais persuasivo e confiante quando as apresentações, reuniões, entrevista e conversas informais.


Você irá mesmo melhorar a sua interações com os outros!!


ORATÓRIA E LIDERANÇA: O QUE TEM A VER?
Bons comunicadores tendem a ser bons líderes. Liderança é a arte de persuadir os outros a fazer o que quiser para ser feito. Para fazer isso, você precisa se comunicar, e você precisa trabalhar em equipe. Aqui você fará as duas coisas. E você vai descobrir como variar a sua abordagem para atender às necessidades de diferentes pessoas, sejam eles o público para um discurso, o comitê de arrecadação de fundos, ou os membros de sua família.

NÃO ESPERE!
Torne-se o Comunicador e Líder que você sempre desejou ser. Confiantes, os líderes carismáticos não nasceram assim. À medida que avançares no Clube de Oratória e Liderança JCI, você começará a praticar suas habilidades através da organização e realização de reuniões e motivar outras pessoas para ajudá-lo.


Torne-se um melhor Negociador! Ganhe confiança! Afie suas habilidades de gestão! Inspire sua equipe! Seja Persuasivo!

20 MANDAMENTOS DO ORADOR
1. Vista-se bem, caminhe calmante até a tribuna e mantenha-se ereto. Precisa ter confiança em sua aparência e em seus sentimentos.
2. Comece com um sorriso cordial e sincero.
3. Olhe diretamente para várias pessoas. Não olhe por sobre suas cabeças, até as janelas, ao microfone nem a uma só pessoa.
4. Fale suficientemente alto para que todos o escutem.
5. Varie o tom e o volume de sua voz, bem como a velocidade ao falar. Mostre-se animado. Mude de expressão. Use gestos que lhe sejam naturais. Esqueça o resto.
6. Não tente decorar o discurso. Se fizer assim, poderá se esquecer de algo que não possa continuar. Mas se concentre para familiarizar-se totalmente com o esquema de seu discurso. Se você deixar fora uma palavra ou idéia, ninguém se flagrará disto.
7. Não leia seu discurso! É possível que tenha que ler uma passagem ou citação, mas nunca todo o discurso.
8. Pense com idéias, como numa conversação.
9. Não se preocupe demais com um repentino ataque de nervos. É normal, e todos já experimentaram alguma vez. Um pouco de nervosismo é proveitoso. Siga o conselho de planejar e preparar a sua dissertação; sentir-se-á confiante SABENDO que tem algo importante para dizer, que compreende bem o assunto e que poderá apresentar algo de importante ao público. No que diz respeito ao medo, não esqueça que o que se sente é sempre mais forte que o que se observa.
10. Mostre-se alerta. Mostre-se feliz, mostre-se confiante. Fale com entusiasmo.
11. Faça um discurso apropriado no momento conveniente. Conheça os ouvintes.
12. Prepare-se para seus comentários. Faça indicações atuais.
13. Pratique seu discurso. Ensaie diante do espelho, da sua mulher, etc.
14. Tenha um aspecto agradável. A forma como você vai se apresentar tem relações direta com a atenção que terão para escutá-lo.
15. Aproveite efetivamente a oportunidade. Os comentários que você fará nos primeiros segundos decidirão quanto tempo o escutarão. Consiga logo interesse de seu público.
16. Fale como se fosse para uma só pessoa. A maior parte do seu discurso deve ter base individual.
17. Empregue tons de voz, gestos e pausas.
18. Não seja perfeccionista, somente saia-se bem. A perfeição pode ser seu pior inimigo. Faça o melhor que puder, e aceite-o.
19. Mantenha seu tópico. Não tente abranger uma área muito grande. Empregue frases curtas e concisas para dar ênfase aos pontos principais.
20. Resuma sua mensagem. Não importa se o seu discurso foi bom. A mente de um ouvinte podia estar distraída. Resuma brevemente sua mensagem no final.

FALAS DE IMPROVISO
Fonte: Reinaldo Polito
Falar de improviso, diferentemente do que algumas pessoas imaginam, não significa falar sem conhecer o assunto. Se uma pessoa se atreve a falar em público sem ter informações sobre o tema que irá transmitir, o adjetivo mais benevolente que poderíamos lhe atribuir é o de irresponsável.
Quem fala sem conhecimento do conteúdo que pretende transmitir põe em risco sua imagem e reputação. Assim, se você for convidado para falar sobre um assunto que não conhece e não tiver tempo suficiente para estudá-lo, a atitude mais sensata é recusar o convite.
Da mesma forma, um dos erros mais graves que você poderia cometer é o de se sentir tão seguro e confiante para falar em público e negligenciar a preparação, passando a refletir sobre o assunto que irá expor apenas no momento em que já estiver frente a frente com os ouvintes.
Por isso, de todos os recursos com os quais poderá contar para se sair bem numa apresentação os mais importantes serão sempre o preparo e o domínio do conteúdo.
Agora que já chamamos a atenção para esses aspectos que considero fundamentais para uma boa apresentação em público, podemos tratar do conceito e das técnicas do improviso.
Falar de improviso significa falar sem ter preparado de forma conveniente a apresentação.
Suponha que você esteja em uma reunião ou em um evento e é convidado para falar sobre determinado tema. Embora o assunto não lhe seja estranho, você terá de estruturar o pensamento e organizar a seqüência da exposição ali diante dos ouvintes. Essa é uma situação que identifica a fala de improviso.
Para obter informações sobre estes nossos encontros, acesse o link  http://is.gd/ilNyI consulte para maiores informação sobre a nossa ONG.

Um comentário:

Suelen disse...

Oi.... tenho interesse em participar, como eu faço, quanto custa??

APOIO