PROJETOS

PROJETO ORATÓRIA NAS ESCOLAS

O projeto Oratória nas Escolas nasceu no Estado do Paraná, com intuito de levar às crianças e adolescentes uma das principais competências trabalhadas dentro da organização: a habilidade de comunicar-se bem.
No ano de 2004 este projeto foi apresentado nacionalmente, sendo adotado por diversas Organizações Locais como principal projeto social.
Em 2011 a JCI Curitiba pretende aplicar o projeto para cerca de 300 alunos de da 7ª Série do Ensino Fundamental em escolas Municipais e Estaduais.
O projeto culmina com a realização de Concursos de Oratória, interno, local, regional e nacional sempre abordando temas de interesse coletivo.

OBJETIVO GERAL
Criar a cultura do comprometimento e ação social em crianças e adolescentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Oferecer ferramentas de comunicação a jovens estudantes da 7ª série do ensino fundamental;
  • Incentivar o hábito da leitura,  reflexão e debate de temas que envolvam a coletividade;
  • Comprometer cada participante com seu papel social a ser cumprido ao longo de suas vidas;
  • Conscientizar sobre a necessidade de participar ativamente na busca de soluções para os problemas de sua escola, bairro, cidade, estado, pais, mundo.
  • Divulgar os 8 Objetivos do Milênio, fazendo com que os estudantes envolvidos no projeto, além de aplicar os conhecimentos adquiridos levem também para suas famílias e vizinhança;
  • Oportunizar eventos para aplicar as competências adquiridas através dos concursos de oratória;
PÚBLICO ALVO
  • Estudantes da 7ª série do ensino fundamental de escolas Municipais e Estaduais, alcançando aproximadamente 300 alunos no ano de 2011.
METODOLOGIA 
A JCI CURITIBA apresentará o projeto aos professores responsáveis por sua aplicação, escolhendo quais dos Objetivos do  Milênio irão trabalhar no projeto.
Os professores trabalharão o Tema: “ODMS - QUAL MEU JEITO DE MUDAR O MUNDO?”, com os alunos, incentivando a leitura, pesquisa e discussão em sala de aula, aproximando de suas realidades.
Na seqüência, os alunos trabalharão livremente na construção de um texto focado no tema, que relate os problemas, ofereça soluções e chame para uma ação.
Os professores deverão selecionar na escola 10 alunos, observando para tal escolha os trabalhos de discussão, habilidades de comunicação e texto.
A JCI Curitiba organizará o Concurso Interno de Oratória, selecionando os três alunos que mais pontuarem de acordo com os critérios de avaliação da ficha anexa.
Estes alunos selecionados ganharão um Curso de Oratória, e uma vaga para concorrer no Concurso Local de Oratória, que reunirá alunos das escolas participantes.
O Aluno ganhador do Concurso Local terá acompanhamento e orientação para aprimoramento de suas habilidades durante o ano de 2011 e primeiro semestre de 2012 e representará a JCI Curitiba no Concurso Regional de Oratória a ser realizado entre os meses de junho/julho de 2012 em cidade a ser definida.
O vencedor do Concurso Local de Oratória, professor responsável e escola serão premiados.





Um comentário:

VALÉRIA FRANÇA disse...

Para um verdadeiro crescimento de nossos filhos é necessário investimento, colaboração e oportunidades.

Agradecemos no ano de 2011 a todos os envolvidos no Projeto Oratória nas Escolas, bem como as escolas participantes.

Seguiremos dando importância ao senso crítico e melhorado dos alunos, em conjunto com suas instituições de ensino, visando atuar com efetivo esforço no desenvolvimento de todos os que participarem deste projeto, pois levarão este conhecimento para toda sua vida acadêmica e pessoal.

Para maiores informações, contate-nos.


BOA SORTE E FELIZ 2012.


VALÉRIA FRANÇA

APOIO