DEBATE UNIVERSITÁRIO

VOCÊ QUER QUE SUA FACULDADE PARTICIPE DESTE CONCURSO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO

 FICHA DE INSCRIÇÃO LOGO ABAIXO
ASSISTA AO FINAL O TRECHO DO VÍDEO APLICADO DE DEBATE

Hoje em dia, a terminologia "politicamente correto" é muito utilizada para convivência social agradável e equilibrada. Agora, tudo te agrada? Você concorda com aquilo que o jornal/TV publicou? Ou que aquilo que o Político falou é correto? Ou que determinado paradigma pode não fazer sentido?

Os países democráticos têm essa liberdade de escolhas, e a necessidade de discutir valores é importante para o desenvolvimento social do país. O processo evolutivo dará o direito de livre pensamento e expressão, da mesma forma que onde termina o seu espaço, começará o meu.

É muito comum lembrarmos de Debate apenas em época de eleições.

Pois bem, nem sempre o debate tem um moderador, somente algumas vezes tem um Presidente de mesa ou algo parecido. O debate sobre o que quer que seja deve ser uma questão em aberto e não um assunto já definido. É muito comum discutir assuntos que já estejam com uma trajetória já definida e o tal debate é só uma necessária. O grande cuidado que se deve ter em um debate ou discussões de idéias é se realmente é promissor para a Sociedade, e não apenas um jogo de performance cênica.


Final 2011 JCI Cambodia
Este Concurso será realizado, com a finalidade dos Universitários de Curitiba e região metropolitana encontrarem um espaço para expressar as suas opiniões e trocar idéias sobre temas de interesse social e alcançar uma interação entre o ambiente acadêmico e a sociedade, entre os meses de Outubro e Novembro de 2011, o Concurso de Debate Universitário.

Será uma excelente oportunidade para Universitários semearem, debaterem, racionalizarem, argumentarem e apresentarem uma seus pontos de vista sobre determinados temas sociais. É um exercício de raciocínio, lógica, argumentação, oratória, reflexão e conhecimento de temas importantes da atualidade. E também representar sua Instituição de Ensino Superior neste importante Concurso.

O Concurso será realizado em duas etapas:
• Eliminatória Interna, entre os alunos de uma faculdade
• Curso Preparatório “COMO GANHAR UM DEBATE” com todos os representantes de cada Instituição de Ensino Superior com carga horária de 02 horas.
• Semifinais e Final, entre os representantes de cada faculdade participante deste Concurso

Os temas possíveis para este Concurso de Debate são:
1. A distribuição de camisinhas nas escolas de ensino fundamental incentiva a prática do sexo na adolescência.
2. Os aparelhos com acesso à internet prejudicam o aprendizado em sala de aula.
3. Todos os conselhos de classe devem aplicar exames para licenciar seus profissionais.
4. Acidentes de trânsito envolvendo a ingestão de álcool, uso de drogas e/ou excesso de velocidade devem ser tratados como crimes dolosos.
5. O horário eleitoral obrigatório atenta contra a verdadeira democracia.
6. A internet é uma ameaça ao aprendizado.
7. Os relacionamentos fora do horário de trabalho são benéficos no ambiente corporativo.
8. Ensino a distancia pode piorar os resultados da educação no Brasil!
9. Escola em tempo integral prejudica a relação da criança com a família.
10. Pessoas bonitas têm mais oportunidades na carreira profissional.
11. A inovação é mais importante do que a tradição.
12. No Brasil é interessante abrir um negócio próprio.
13. O desenvolvimento da automatização é uma ameaça ao trabalhador.
14. Vale a pena ter um carro próprio.
15. Deve haver uma forma de controle nas novelas e programas de televisão.

No início das rodadas interna e semifinais dos debates, serão retirados 50% dos temas indicados pelas próprias equipes participantes. O tema da final deste Concurso não está relacionado nesta listagem, afim de que seja exigido elevado grau de cultura geral das equipes finalistas.

Este projeto é coordenado pela JCI CURITIBA e apoiado pelo sistema FIEP. Os temas para discussão serão sorteados e estes estão relacionados com a Responsabilidade Social, Educação, Infraestrutura, Transporte, Tecnologia, Governança, Consumo e Políticas Públicas. As inscrições estão abertas e o requisito para participação é que os estudantes estejam regularmente matriculados na instituição de ensino, e que com suas intervenções, causem uma mudança positiva na juventude.

O dinâmica de cada confronto funcionará basicamente da seguinte maneira: duas equipes (uma à favor e outra contra, formadas por três alunos regularmente matriculados na Instituição de ensino superior), debaterão intercaladamente sobre um tema de relevância social. Os temas já serão de conhecimento anterior ao confronto, porém serão escolhido cerca de 20 minutos antes de cada confronto, assim como também o posicionamento (à favor ou contra) a qual cada equipe assumirá sobre cada tema debatido.

Debate é uma discussão amigável entre duas equipes que queiram colocar suas idéias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ao grupo de jurados. É uma prática considerada saudável onde a audiência pode ver vários pontos de vista de uma mesma questão. Eles não devem ser confundidos com brigas. Geralmente os debatedores são concisos e tem em mente a troca de idéias sem que haja ofensas entre os componentes da equipe da Situação e da Oposição, e sim apenas para os fatos expostos.

Venha! Será um excelente exercício de Cidadania Ativa! Inscreva agora a sua Equipe!


SOBRE A INSCRIÇÃO E DINÂMICA DO DEBATE: Após preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO, sua equipe receberá o formato do debate.


SOBRE OS PRAZOS E DATAS:
- Até 15/10/2012: Inscrições das Equipes de Debate
- Até 27/10/2012: Curso Preparatória "Técnicas de Debate com ênfase em Persuasão, Argumentação e Fundamentação de Tese"; carga horária de 02h30 horas
- Até 08/11/2012: Eliminatórias internas da IES; carga horária de 180 minutos para 08 equipes
- Até 15/12/2012: Final do Concurso entre as IES; carga horária de 03 horas nas dependências da FIEP - CIETEP na Avenida das Torres.

SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DA IES:
- Divulgar para todos os acadêmicos de 3º e 4º anos de seus cursos de graduação
- Incentivar seus acadêmicos a participarem do Concurso, tanto como Debatedores quanto como torcida para seus representantes na etapa final
- Disponibilizar espaço para cartazes formato A4  do Concurso de Debate Universitário
- Disponibilizar 01 sala para 40 pessoas para a eliminatória interna na IES
- Abonar as faltas quando das atividades pertinentes ao Concurso de Debate Universitário nas datas anteriormente acordadas com a IES
- Divulgar o Concurso de Debate Universitário em seus meios de comunicação interno e externo


SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DOS ACADÊMICOS DEBATEDORES:
- Divulgar para seus amigos de 3º e 4º anos de seus cursos de graduação nas mídias sociais
- Incentivar seus colegas a torcerem nas etapas do Concurso
- Obter declaração de matrícula e autorização de participação no Concurso junto a IES (fichas serão enviadas)
  DÚVIDAS: Escreva sua dúvida na área de COMENTÁRIOS, ou envie-nos jcicuritiba@gmail.com , ou ainda pelo fone TIM 9979-8833

BIBLIOGRAFIA: Imprescindível assitir o filme "O GRANDE DESAFIO" com Denzel Whashington. Ver trailer abaixo e  BAIXE AQUI O VÍDEO




Assistam alguns debates da JCI Brasil
EXIGÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR PARA O PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO

Aplicação do concurso em Escolas Públicas

Um comentário:

Sill disse...

olá,

Muito legal! Todos as pessoas deveriam participar...
A atividade gera a construção de novos conhecimentos, promovendo uma ponte social entre o "querer" e o "fazer" !

:)

Profª Hilde silvana

APOIO